segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ditados populares verdadeiros, mas discutíveis. Parte 2

Continuação..

TODO MUNDO TEM DEFEITO:
Esta afirmação é muito relativa e muito pessoal.  Se o defeito do fulano não me incomoda, seria injusto eu afirmar que ele tem defeito. Então esta máxima não vale em todos os casos.  Ela é muito usada para justificar defeitos evitáveis das pessoas, as quais pensam assim: Ah, todo mundo tem defeito, por que só eu não posso ter?! E com isso, alicerçadas nesse provérbio discutível, as pessoas vão acumulando erros ocasionais, os quais se transformam num enorme elenco de defeitos perenes, que poderiam ser evitados se o provérbio não fosse tão levado a sério ou não fosse desvirtuado para justificar fraquezas humanas e esquivar-se das conseqüências.  

Ademais temos que levar em conta que não é de bom tom querer nos igualar aos outros por baixo.  Ora, só porque o outro tem defeito eu também preciso ter! De forma alguma alguém deve agir dessa forma! Do que serve imitarmos os outros nos pontos negativos, nos defeitos e nas ilegalidades? No entanto, se quiséssemos nos igualar aos outros, por cima, nos pontos positivos e nas boas qualidades, tudo certo, tudo muito bem. Lucro para o imitador!  Aplausos para quem pensar e agir dessa forma. Acontece, porém, que o mau exemplo tem uma atração irresistível, é mais convidativo, mais imediato e parece mais vantajoso em sendo seguido.

SE MELHORAR, VIRA FESTA!  
Ah, é assim? E se piorar, vai virar o quê?  Toda situação, por muito boa que esteja, ainda pode melhorar. Talvez a melhoria não seja merecida, nem necessária, mas sempre há espaço para ela. Se o sujeito ganhar 1 milhão na loteria é muito bom. Se ganhar 2 milhões fica melhor ainda. Não é verdade?  Por outro lado, por muito ruim que esteja a situação, ela pode piorar mais ainda. Ninguém deseja a piora, mas ela pode ocorrer. Se o sujeito perder 100 reais é ruim; se o mesmo sujeito perder 200 reais é muito pior. Resumindo: nenhuma situação é tão boa que não possa melhorar, e nenhuma outra é tão ruim que não possa piorar.

Quanto ao jargão acima, gostaria de fazer mais um breve comentário. Certa vez, eu conversava com um amigo sobre este assunto quando ele me disse assim: Ah, Patativa, você acha que tem coisa pior do que perder um filho?   Logo, logo respondi: Tem, sim! Tem, sim! Pior do que perder um filho é perder 6 filhos, conforme acontecera naqueles dias com um senhor em Belo Horizonte, por motivo de um deslizamento de terra na favela onde o infeliz senhor morava. Parece-me que foi em janeiro de 2003, não estou certo. Então, existe coisa muito pior do que perder um filho. O exemplo está aí, mas tomara que nunca mais se repita nem com meu pior inimigo.
                    Continua dentro de alguns dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário