terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Comer ou chupar? Eis a questão!

Domingo passado, ao chegar à casa de um amigo o encontrei chupando mangas. Felizmente não era o cão, era um amigo mesmo. Ao ver-me, gentilmente ele disse assim:
 - Ô criatura, vamos comer manga? Vamos?
Eu achei estranho o verbo usado por ele e respondi questionando.
 – Comer, ou chupar?
Rapidamente ele respondeu:
 - Comer, porque eu estou cortando as mangas com a faca. Então, estou comendo manga e não chupando.
Diante desta resposta, não tive como não concordar com ele, o que me fez aceitar o argumento e pensar sobre a idiotice que ora escrevo abaixo.

O ato de ingerir os alimentos, ou seja, manda-los para o estômago, possui alguns verbos que o especifica, dependendo da natureza e o estado dos alimentos. O estado a que me refiro é a condição em que o alimento se encontra, ou seja, sólido, liquido e gasoso.  O gasoso podemos abandonar porque até o presente momento não se tem notícia de alguém que tenha comido ar ou vento. Mas, pode até ocorrer, pois não dizem que fulano vive de brisa? Pois, então! Entretanto, fiquemos apenas com o líquido e sólido, que são as duas únicas formas em que os alimentos são encontrados.

Então, se o alimento é líquido a gente diz beber ou tomar. Exemplo, tomar um copo de leite, tomar um iogurte, tomar uma sopa, etc. Todavia, tomar um ônibus não é forma de alimentação. Tomar atitude também não é. Sendo sólido o alimento, a gente já diz simplesmente comer. Exemplo, comer um frango, comer arroz, comer churrasco, etc. Outros, utilizando toda a frescura a que têm direito, já dizem degustar, deglutir, saborear e outros verbos da mesma natureza. Entretanto, o verbo não importa, mas, sim, a delícia de executar a atividade chamada popularmente comer.

No entanto, há alguns alimentos, frutas, por exemplo, com os quais a gente usa um outro verbo para configurar sua ingestão, dependendo da forma de ingeri-los. Há algumas frutas que o consumidor pode usar o comer ou o chupar.  Vou chupar uma manga! Depende. Se eu usar uma faca para fatiá-la antes, em vou comê-la, e não chupa-la. Quanto à jabuticaba, ao engolir o caroço também estaremos comendo-a e não chupando, mesmo não mastigando. A propósito, a jabuticaba é uma delícia, mas o caroço, quando engolido em grande quantidade, torna-se um suplicio.

O mesmo raciocínio se aplica à laranja em relação ao bagaço. Engolindo-se o bagaço, é comer, e não chupar. Se o glutão apenas sugar o caldo dela, aí já é chupar. O fato da retirada da casca não representa nada, pois quase toda fruta tem de ser descascada.  O amigo leitor já pensou em comer um abacaxi com a casca?  E a banana? A banana, de qualquer forma, tem que ser comida. E sem casca! Já pensou em alguém chupando banana?  Que cena horrível e constrangedora! Tendo-se à mão um meio de tirar fotografia, ninguém perderia uma pose assim. Então, cada coisa no seu lugar,

No entanto, como toda regra tem exceção essas gastronômicas também possuem.  Tenho um amigo que é banguela. Na arcada inferior, não lhe nasceram dentes. O leitor precisa ver a dificuldade que ele tem para mastigar alimentos sólidos. Apesar da arcada superior quase perfeita, ele não consegue mastigar, pois não tem suporte embaixo para sustentar a pressão que vem de cima. E com prótese (perereca) inferior não é fácil se acostumar. Quem já passou por isso comenta que é um tormento. Muitos desistem, preferindo ficar sem a arcada inferior. Ou fazem implantes, quando podem.

Esse meu amigo simplesmente não mastiga. Só chupa. Chupa batata-frita, chupa churrasco, chupa bife, e outras iguarias tão apetitosas e atrativas quanto. Levando tudo no bom humor, ele garante que dá para apreciar mais o sabor dos alimentos antes de engoli-los Faz bastante sentido! A propósito, segundo um admirável poeta nordestino, até a maçã, que um dia Adão comeu no Paraíso, hoje está sendo chupada, e sem nenhum constrangimento. Não é verdade que dizem por aí que “quem não tem cachorro caça com o gato?” Pois, então! Cada um usa o recurso de que dispõe na ocasião.


25 comentários:

  1. Gostei muito, deveria ter escrito mais, tudo é uma questão de semântica né. O importante é ter com que encher o bucho, chupando ou comendo. Água de coco no copo é beber, no canudinho é chupar. abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Água é tomar e não beber. Apenas bebidas que não seja água se bebe e não se toma.

      Excluir
  2. Me acabando de rir! Realmente, você soube explicar muito bem o que há muito percebi e que sempre ficou apenas nos meus pensamentos....

    ResponderExcluir
  3. Amei...
    .......
    Esclareu muito bem a duvida de muitas pessoas... Deveria ter escrito mais.... Acabou enquento tava animando

    ResponderExcluir
  4. Ri muito com o seu post��
    Abraços de Angola.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito das explicações,com a pitada de humor ficou melhor ainda

    ResponderExcluir
  6. Adorei o seu modo de explicação. Mas venho qui lhe corrigir que não é "quem não tem cachorro caça com o gato",e sim,(QUEM NÃO TEM CÃO CAÇA COMO GATO).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria só de fazer uma outra pequena correção. O certo seria, "Quem não tem cão, caça COM gato" e não "como gato" Porque neste caso, ao invés de caçar "com cão" ele caçaria "com gato". Obrigado!

      Excluir
    2. Na verdade é "caça como um gato", esse ditado foi distorcido ao longo do tempo e ficou da maneira que vocês conhecem.

      Excluir
  7. Adorei o seu modo de explicação. Mas venho qui lhe corrigir que não é "quem não tem cachorro caça com o gato",e sim,(QUEM NÃO TEM CÃO CAÇA COMO GATO).

    ResponderExcluir
  8. A minha fui e , chupar o mel ou comer do mel?Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Durante toda minha vida tive essa dúvida, agora acabou. Muito grato!

    ResponderExcluir
  10. Bela explicação! Gostei muito!👏👏

    ResponderExcluir
  11. Gostei de saber o que se bebê e o que se toma. A moça respondeu ai que a moca respondebebe é agua, os demais líquido se toma.
    Graças esta resposta nuca mais bebo CACHAÇA. agora eu bebo cachaça kkkkk wlw!!!!!

    ResponderExcluir